Na Irlanda, do Natal ao Ano Novo é um grande feriado. Os irlandeses levam muito a sério o Natal. O primeiro motivo é que este é um povo extremamente católico. O segundo é que, com o desenvolvimento econômico dos últimos anos, a classe média cresceu geométricamente e somada ao grupo dos novos ricos no país, conseguem ser mais consumistas que os maiores profissionais no assunto: os americanos.
Um pouco alheia a epidemia do consumo desenfreado, esta semana é particularmente boa para mim pois tenho ferias do meu curso, o que significa que posso dormir horrores todas as manhãs, e trabalho só três dias (24,27 e30).
Em meio a todo este tempo livre, tive até agora três ceias natalinas. Para quem achava que teria um Natal solitário longe da família, acho que me salvei bem.
Primeira ceia, almoço do dia 24: trabalho.
No restaurante onde trabalho rolou um espécie de staff party, com to da a graxa reunida. Todos pareciamos crianças pois a chefia liberou para pedirmos QUALQUER prato do menu e bebermos um monte de vinho, tudo na faixa.
Eu, óbvio, não pensei duas vezes e pedi o mais caro.
Surf and Turf: 27 euros e noventa.
Olha aí que máfia!
A segunda ceia, esta multicultural, também chamada de A Comilança. Oito amigos de diferentes países vieram para minha casa, cada um com um prato natalino tradicional.
Tivemos comida indiana, polonesa, Coreana e brasileira.
Notem que estamos todos usando ridículas coroas de papel.Esta é uma brincadeira muito tradicional no Natal irlandes. São três tubos de papel, sendo que o tubo central é cheio de coisinhas, brinquedinhos, coroas, essas coisas. Duas pessoas pegam um, puxando cada um por uma das pontas, e quem ficar com o tubo recheado ganha.
Bem, não que se ganhe grande coisa mas dizem que dá sorte.
Então, compramos uma caixa dessas traquitanas (Christmas crackers) e nos divertimos horrores. é idiota, mas acompanhado de várias cervejas fica divertido.
Segunda ceia: jantar dia 24.
Destaque para minha obra prima, o peru. O primeiro que assei na vida. Acho qu eme saí bem.
Minha terceira ceia, e desta infelizmente não tenho fotos, foi a tradicional ceia irlandesa. A família de Patricia Markey, com quem morei quando cheguei aqui, me convidou para o Natal em sua casa. Toda a família reunida, pude viver o típico Natal Irlandês. Exceto por algumas diferenças no cardápio, pelo fato de que aqui a ceia é no dia 25 e que a pesar de ser as 4 da tarde eles chamam de jantar, é tudo bem parecido com o Natal no Brasil.
Senti me muito lisongeada por estar lá pois era a única pessoa de fora da família a ser convidada e eles ainda tinha presentes para mim. Muita sorte tê-los conhecido ;-)
Bem, esse é o breve relato do meu Natal em Dublin. Não há muito mais para contar até porque nada abre aqui durante esses dias, não há nada para fazer. Como disse, é um grande feriado: sem pubs, sem restaurantes, sem ônibus, sem nada. A pedida é ficar em casa e relaxar. Para mim, sem problemas. Estou aproveitando.
Então meu povo, bom Natal a todos!
Dé Céadaoin 26 Nollaig 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Que massa!!!! Feliz 2008 em Dublin pra ti! Fiquei curiosa para saber o que vc ganhou de presente da família irlandesa... Conta aí.
Ah, Mi, em tempo: a Aline que deixou recados nos posts anteriores fui eu, a Adolphs, tá?
Beijocas.
Aposto que esse peru era daqueles que vem com um pino que levanta quando tá pronto. Tipo da Sadia. Hohoho. (brincadeirinha, brincadeirinha)
...
E o ano-novo, foi legal? A gente sente falta de mais notícias tuas, coisinha. Mas sabemos que tá tudo bem e que tu tá bem, feliz e curtindo tudo aí. Mandamos e-mail no fim do ano, eu e o Séti. beijão Jojo
Mimix querida. Há tempo não escreve. Já logo deve estar voltando. Aguardo sua ligação quando chegares, pois estamos em nova morada e seria bom te receber. Beijo e até!
Post a Comment